Rompendo silêncios: diálogos sobre a mulher negra (2018)
Mulheres negras falam sobre suas experiencias e sobre a fomação da identidade da mulher afrodescendente no Brasil.
Mulheres negras falam sobre suas experiencias e sobre a fomação da identidade da mulher afrodescendente no Brasil.
O filme mostra a realidade dos moradores de rua. Muitas vezes, eles não têm o que comer e sofrem com a indiferença das pessoas, que não se solidarizam e não agem para aliviar a fome dos moradores de rua.
A escritora Rita Léles encontra apoio para finalizar sua última obra literária, enquanto sofre com sintomas de Parkinson.
Estudantes do IFB São Sebastião apresentam a história da feira de São Sebastião (DF) e entrevistam alguns feirantes. Eles comentam sobre as suas trajetórias de vida e contam histórias familiares ligadas à feira.
Sequência de falas, de adultos e adolescentes, sobre a violência emocional causada por cobraças sobre estudantes do ensino médio. O vídeo conta também com informativos relacionados aos efeitos de situações estressoras à saúde.
Curta realizado com o uso do smartphone, mostrando diferentes atrativos turísticos de Brasília, localizados na Esplanada e no Eixo Monumental.
Lara, uma jovem com uma perspectiva única em relação ao mundo, enfrenta desafios singulares em sua jornada escolar devido à Síndrome de Irlen, uma condição que afeta seu processamento visual.
O uso da tecnologia e sua comunicação entre o espaço urbanos.
O modelo educacional de algumas instituições de ensino, agregado aos conflitos internos e questões familiares contribuem para o adoecimento mental de muitos alunos. Os transtornos psicológicos que advém de toda essa pressão requerem muita atenção e cuidado principalmente na comunidade escolar.
Em um local chamado Modesto, Alex recebe uma mensagem para salvar o planeta, com isso precisará entender o que é o sonho ou realidade.
Curta realizado com o uso do smartphone, mostrando diferentes atrativos turísticos de Brasília, localizados na Esplanada e no Eixo Monumental.
Uma exposição tranquila da rotina de um estudante do ensino médio no Instituto Federal de Brasília, situado no campus de são Sebastião.
O cansativo cotidiano de um estudante.
O filme explora a formação da cidade de São Sebastião, destacando sua rica diversidade cultural e como ela se entrelaça com a história da região administrativa.
A curta registra de dois projetos Socias de acolhimento e fazer artístico que acontecem em São Sebastião XIV região administrativa do Distrito federal, A Casa Frida, (por Ellen Frida) e o Ludocriarte. (por Lidiane Andrade). A casa Frida é um espaço de cultura e acolhimento para mulheres em situação de violência, e o Criart é uma brinquedoteca que atende crianças da comunidade.
Sonhos que sonhamos juntas (2024)
(28min, Livre, Documentário)
Prêmio NUGEDIS
Técnico em Secretaria Escolar
(São Sebastião)
O curta é um documentário sobre a rotina diária de trabalho e estudos das estudantes do curso técnico de secretaria escolar do IFB, Campus São Sebastião. Os depoimentos destacam a amizade e o companheirismo entre elas e a importância de voltar a estudar na transformação de suas vidas. Este documentário foi estrelado e produzido pelas próprias estudantes numa das disciplinas do curso.
Verde Infância e o Brincar Vivo (2024)
(12min, Livre, Documentário)
Melhor Curta-metragem Documentário
Licenciatura em Pedagogia
(São Sebastião)
Verde Infância e o Brincar Vivo explora o impacto transformador da interação com a natureza na infância sob a ótica das crianças urbanas. O documentário revela como o brincar ao ar livre enriquece o desenvolvimento, proporcionando experiências valiosas para a criatividade e autoestima das crianças. Através de entrevistas com educadora e estudantes, a narrativa destaca como ambientes naturais estimulam a imaginação e o aprendizado. Enfatiza-se também a importância de preparar e valorizar espaços naturais para que as crianças urbanas possam crescer saudáveis, felizes e conectadas ao mundo ao seu redor.