Vivências no IFB
& Ensino, Pesquisa e Extensão
Dias ocorridos. Diário (2016)
Iremos acompanhar o cotidiano de um jovem que mora em uma cidade de periferia, no Distrito Federal. Ele possui uma vida corrida de trabalho e estudos como muitos jovens de baixa renda no país, e ainda, participa de um grupo de dança. No fim do dia, isso pode ser bem cansativo, mas ele persegue seus sonhos.
Acende a Luz aí que tá escuro (2015)
Um dia na vida do estudante Wallace, do curso Técnico em Cozinha do IFB (Campus Riacho Fundo). Wallace é um pessoa com deficiência visual e encontra dificuldade com a falta de acessibilidade aos espaços públicos.
Ser Negra 5 anos em 5 minutos (2016)
Um pequeno grupo questionava sobre o lugar da mulher negra dentro das instituições de ensino e nos curriculos dos cursos. Pensando nisso, foi organizado o primeiro SERNEGRA (Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça) do IFB, com manifestações de arte e atividades acadêmicas, refletindo sobre as questões de raça e gênero por meio de um projeto piloto a partir da demanda de alunas negras do curso de Licenciatura em Dança do campus Brasília. Com base em depoimentos e acesso fotográfico, o objetivo do curta é o resgate dos cinco anos do SERNEGRA.
O sonho de Sarita (2016)
O curta narra a jornada de Sarita, uma mulher transexual, em busca de uma vida onde possa ser ela mesma e ser respeitada. O curta nos transporta para o mundo dos sonhos de Sarita, onde ela pode finalmente viver a vida que deseja e merece. Esta história destaca a importância da empatia, do respeito e da luta contínua pela igualdade e pelos direitos das pessoas trans, enquanto nos lembra da persistente necessidade de combater a violência e o preconceito.
Integrando Culturas - Kalunga (2015)
O curta é um filme-carta de Vera Francisco da Conceição Rosa, moradora da Comunidade Kalunga em Vão de Almas - Cavalcante GO. No curta, ela narra os desafios enfrentados ao buscar seu sonho de estudar no Campus Planaltina do IFB. Com as dificuldades, ela pensou em desistir, porém foi acolhida pelo docente Domingos Sávio F. da Silva, que a recebeu de braços abertos e a incentivou a permanecer cursando a Licenciatura em Biologia. Esse ato de solidariedade do professor Domingos mudou a sua vida.
Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio (2018)
"Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio" é um documentário que captura uma palestra inspirada sobre a valorização da vida realizada no campus de Brasília, seguida por diálogos impactantes da plateia, depoimentos dos assistentes do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas e emocionantes relatos dos alunos atendidos. O filme destaca a união da comunidade acadêmica em torno da conscientização e do apoio às questões relacionadas à saúde mental e ao bem-estar, ressaltando a importância da valorização da vida.
Rompendo silêncios: diálogos sobre a mulher negra (2018)
Mulheres negras falam sobre suas experiencias e sobre a fomação da identidade da mulher afrodescendente no Brasil.
Tatoprovisação (2019)
Tatoprovisão apresenta os estudantes de dança, Tiago Ianuck e Reúne Maria sobre a construção e pesquisa na criação da técnica de tatoprovisacão, que mistura dança, performance e tecnologia.
Um dia no IF (2019)
Uma exposição tranquila da rotina de um estudante do ensino médio no Instituto Federal de Brasília, situado no campus de são Sebastião.