Seleção NUGEDIS
(Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual)
O sonho de Sarita (2016)
O curta narra a jornada de Sarita, uma mulher transexual, em busca de uma vida onde possa ser ela mesma e ser respeitada. O curta nos transporta para o mundo dos sonhos de Sarita, onde ela pode finalmente viver a vida que deseja e merece. Esta história destaca a importância da empatia, do respeito e da luta contínua pela igualdade e pelos direitos das pessoas trans, enquanto nos lembra da persistente necessidade de combater a violência e o preconceito.
Elas Dirigem (2018)
A produção de mulheres que atuam no mercado cinematográfico de Brasília. A iniciativa tem como objetivo levantar a discussão sobre a necessidade de repensar como os cargos nesse setor são preenchidos e contribuir para que mulheres assumam o protagonismo por trás das câmeras, em funções, que historicamente, são ocupadas por homens.
Um debate sobre igualdade (2017)
O curta pauta um debate crítico social sobre uma estratégia de marketing que objetifica o gênero feminino por meio da entrada liberada para mulheres em bares e baladas. As entrevistas trazem diferentes pontos de vista, em que o machismo prevalece na sociedade brasileira e expõe as mulheres a situações de assédio e vulnerabilidade.
Rompendo silêncios: diálogos sobre a mulher negra (2018)
Mulheres negras falam sobre suas experiencias e sobre a fomação da identidade da mulher afrodescendente no Brasil.
Se você acreditasse em mim (2016)
Gabryella vive o drama pessoal por ter sofrido violência sexual pelo próprio pai. Acompanhe essa emocionante história da personagem em seus altos e baixos emocionais que a levaram a questionar sua vida, seus valores e até a sua existência.
A Espera (2017)
O cotidiano de uma idosa é afetado pela falta que ela sente de sua filha, envolto pela solidão, tristeza, espera, ausência, debilidades físicas e falta de apoio num tempo em que cada instante importa..
Bière Du (2018)
Fernando é morador de Ceilândia e trabalha com distribuição de bebidas na região central de Brasília. Recebe uma correspondência do banco informando sua inadimplência devido ao seu cartão de crédito e se arruma par ao longo caminho até o trabalho. Durante o expediente de trabalho escuta as habitualidades heteronormativas do seu colega Messias, que o convida a tomar uma cerveja no fim do dia. É quando relata à primeira pessoa do seu que é gay.
Madre Gaia, Alquimia da Floresta (2018)
História de duas mulheres que produzem produtos a partir de ervas plantadas no quintal de seu jardim. Uma história de amor e de ressignificar os produtos naturais que causam o bem-estar do usuário.